META

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

REVOLUÇÃO FARROUPILHA



Boa tarde flores!






Que tal um pouco de cultura nesse blog?






Na próxima terça-feira dia 20/09, é feriado aqui no RS, devido á revolução farroupilha.



Na verdade, toda a semana que antecede a data é repleta de comemorações. Acho que todo mundo sabe, que quem nasce por aki é meio, ou bastante bairrista, e adora cultivar os costumes daqui.



O que foi
- Também conhecida como Revolução Farroupilha, A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
Causas:
- Descontentamento político com o governo imperial brasileiro;
- Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias;
- Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da economia do Rio Grande do Sul naquela época;
- Os farroupilhas eram contários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países, com preços baratos, que dificultada o comércio destes produtos por parte dos comerciantes sulistas.



O fim do movimento
- Em 1842, o governo imperial nomeou Duque de Caxias (Luiz Alves de Lima e Silva) para comandar uma ação com objetivo de finalizar o conflito separatista no sul do Brasil.
- Em 1845, após vários conflitos militares, enfraquecidos, os farroupilhas aceitaram o acordo proposto por Duque de Caxias e a Guerra dos Farrapos terminou. A República Rio-Grandense foi reintegrada ao Império brasileiro.


Pois é meninas.

Semana que vem tem feriadão por aki, então talvez eu fique um pouco ausente.


Bom final de semana pra vcs. beijos

2 comentários:

Jacke disse...

OI AMIGA COMO FOI DE FIM DE SEMANA PENA QUE A ACABANDO ESTA ACABANDO NÉ
BJOS

Leilinha.... disse...

E ai como estao os estudos ?
bjs